26 Jul

Lançamento oficial da iniciativa piloto “Camião do Peixe”

Lançamento oficial da iniciativa piloto “Camião do Peixe”

Decorreu no dia 19 de Julho do corrente ano, pela 15:00 horas no Museu das Pesca, o lançamento oficial do programa piloto “Camião do Peixe” pela Sua Excia o Vice Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas. Participaram no evento várias entidades, como o corpo diplomático, investidores, membros do Conselho Consultivo do Ministério, aquacultores, órgãos de comunicação entre outros.

A cerimónia iniciou com a apresentação das notas de boas vindas proferidas pela Directora Geral Adjunta do IDEPA, Verónica Quina Namashulua, desejando calorosamente boas vindas a todos os presentes e em particular aos dois empreendedores que decidiram conjuntamente trabalhar na promoção da  cadeia de valor da aquacultura, concretamente na comercialização da Tilápia fresca e processada de diferentes formas.

E para falar da Khulibwa – Sabores Fumados foi convidada a proprietária, Cândida Magaia que tomando da palavra, começou por dizer que o projecto foi resultado de várias trocas de experiência ocorridas no Fórum da Aquacultura realizado em 2017 no distrito de Bilene, província de Gaza. Referiu ainda que o objectivo do projecto é de criar condições e facilidades aos pequenos produtores para o acesso ao mercado através da compra de seus produtos, agregação de valor ao peixe através de diferentes técnicas de processamento do pescado (fresco, salgado e fumado) até a sua venda ao consumidor.

Para a concretização da ideia foi necessário uma parceria entre a empresa Khulibwa – Sabores Fumados e a empresa Chicoa Fish Farm, localiza na província de Tete. Numa fase inicial a parceria será entre as duas empresas e a posterior irá abarcar outros produtores de tilápia.

Durante a cerimónia foi também convidado o representante da Chicoa Fish Farm o Sr. Paulo Borges que sem muito se alongar falou da importância da tilápia para a saúde humana e da parceria criada com a empresa Khulibwa – Sabores Fumados que apareceu num momento bastante oportuno para a colocação no mercado de grande parte do pescado produzido pela empresa Chicoa Fish Farm.

 

Fez-se também presente no evento a Directora Executiva da África Management Service and Company (AMSCO), Hélia Nsthandoca, que tomando da palavra, enalteceu o resultado alcançado pela empresa Khulibwa – Sabores Fumados e o papel que o governo joga na promoção do empreendedorismo juvenil nacional.

Para se referir do papel do empreendedorismo juvenil para a criação de emprego, Juceline Guirengane, Presidente da Associação Nacional de Jovens Empreendedores (ANJE), referiu-se do papel da Mulher na promoção do empreendedorismo juvenil e sobre os passos dados no desenvolvimento da empresa Khulibwa – Sabores Fumados e da importância da persistência para se alcançar o sucesso. Referiu-se também que este é um exemplo que deve ser seguido pelos demais jovens empreendedores ao longo do País.

E para proceder o lançamento oficial do “Camião do Peixe” foi convidado Sua Excia o Vice Ministro do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece que começou por enaltecer a iniciativa e apelando pela réplica da iniciativa do género para a região Centro e Norte do País. Afirmou também que a iniciativa é inovadora, arrojada e traduz de forma eloquente a verdadeira face de empreendedorismo, da pujança da mulher moçambicana e do comprometimento do jovem pelas causas do País.

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