22 Oct

Acordo reactiva programa de impulso á aquacultura

Acordo entre MIMAIP e RM para veiculação de mensagens educativas sobre pesca e aquacultura

A veiculação de mensagens educativas sobre o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquacultura, é o principal objectivo de um programa radiofónico a ser difundido em todo o território nacional, em 19 línguas moçambicanas.

A iniciativa é resultado de um acordo celebrado recentemente, na cidade de Maputo, entre a Rádio Moçambique (RM) e o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), que marca o retorno de um programa anteriormente difundido neste órgão de informação.

Segundo o ministro do pelouro, Agostinho Mondlane, durante o período da sua vigência, nos anos idos, o programa conheceu e granjeou audiência, devido à qualidade dos conteúdos didácticos nos temas abordados.

“É uma verdadeira escola para os praticantes da pesca e aquacultura, e não só”, reiterou, acrescentando que o produto a ser relançado em breve é “enriquecido com novos conteúdos, cobrindo temas desde a pesca, processamento e comercialização”.

Agostinho Mondlane pretende que o programa funcione como uma plataforma de partilha do conhecimento entre actores e fazedores da pesca e da aquacultura. “Vamos também difundir progressos que temos vindo a registar neste mesmo subsector de actividade”, disse.

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da RM, Abdul Naguibo, disse que a iniciativa vai permitir a expansão de mensagens junto à população quer no meio urbano quer do rural, alcançando o maior número possível de ouvintes.

Abdul Naguibo garantiu que serão veiculadas informações para dotar as famílias de técnicas de criação de peixe em pequenas áreas, como meio de sustentabilidade.

Espera-se que o programa ajude a desincentivar certas práticas nocivas, como por exemplo, a pesca em períodos de veda, uso de artes também nocivas, o abate de mangal, entre outras acções que atentam contra a saúde do mar, das aguas interiores e das espécies marinhas de um modo geral.

In. Notícias 22.10.18

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *